quinta-feira, 3 de julho de 2014

Peça ajuda sempre que precisar!


Ontem aconteceu algo curioso que me fez refletir sobre outro hábito que dificulta nossa vida: não pedir ajuda. Por coincidência estive com um casal ontem e eles reclamavam disso. 

Primeiro a mulher, minha amiga, veio me contar que estava passando por uma série de dificuldades, inclusive financeiras. Comecei a achar estranho , afinal, ela é casada e sei que poderia contar com o marido para alguns dos seus dilemas. Questionei isso e ela me disse: "Não consigo pedir nada para ele. Muito menos dinheiro". Espantada, pergunto por que isso. "Me sentiria fracassada", foi a resposta dela.

Quando o marido chegou começamos a falar de outras coisas, mas assim que teve a oportunidade de falar comigo em particular o marido disse: "Você precisa convencer sua amiga a deixar que eu a ajude. Ela não me pede, nada mas sei que ela precisa"

Foi então que me toquei: existia um problema de comunicação ali. Minha amiga queria ajuda sim e meu amigo queria ajudar. Então, abrindo mão da minha convicção de que não se mete em assuntos de casal, eu esperei o momento certo e simplesmente disse: "Vocês precisam, humildemente, conversar"

Eles me olharam, a princípio constrangidos, e depois sorrindo. Respirei fundo e me abri com eles. Pedir ajuda é muito difícil para todos aqueles que são batalhadores e que acreditam que só são merecedores quando se luta. Por isso a humildade é tão importante. 

A vida me fez entender isso na marra. Hoje, tenho precisado da ajuda e do apoio de muitas pessoas. Se tivesse feito isso antes, talvez minha vida estivesse mais fácil. Expliquei isso aos meus amigos e disse: "Vocês são um casal, se não forem se ajudar mutuamente quem mais irá?" 

Ficamos ali os três em comunhão por algum tempo. Depois brindamos e celebramos. A vida é bonita demais para desperdiçarmos com orgulho e crenças que limitam nosso crescimento. Abra seu coração sempre, peça ajuda. Especialmente para aqueles que você sabe que te amam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário