segunda-feira, 3 de março de 2014

Distraia-se, coloque sua mente em off

Diversão é desviar a atenção. Aprendi isso quando buscava a diferença de sentido entre as palavras diversão e prazer. Muito por conta disso, considero hoje a diversão fundamental para nossa saúde física, mental, espiritual e emocional. Especialmente para aqueles que o estado de alerta os acompanha dia e noite. Estar em alerta constantemente gera tensão, que por sua vez, no meu entendimento, é uma das maiores causas de estresse. Muitas pessoas pensam que o estresse vem do acúmulo de tarefas, mas creio que acúmulo de tarefas pode causar estafa, cansaço, mas não necessariamente estresse.

Quando chega a época do carnaval parece que é exatamente isso que queremos, nos distrair, desviar nossa atenção. O espírito do carnaval busca deixar a censura no limite mais baixo para poder liberar todas as tensões e nosso demônios internos. Isso é extremamente saudável. É uma pequena fuga que alivia as tensões, que relaxa o corpo para continuar pós carnaval de volta a batente, preferencialmente, reorganizados. É uma nova partida através de um novo status.

Só que para isso tudo funcionar devemos ter consciência do processo e não somente ir como gado fazendo parte da manada. Uma coisa é eu deliberadamente me divertir, soltar “minhas feras” - como diz a música que deixamos para você hoje - e liberar os pontos de tensão, para distrair minha mente e poder retomar os mesmos pontos sob uma outra ótica, um outro estado de espírito. E, outra, bem diferente, é um fazer dessa distração uma fuga mal organizada para me distrair da dor que a transição está causando em mim. Neste último caso, minha mente não relaxa, continua lá no fundo agindo, sabendo que estou me auto-enganando, e a volta à vida, neste caso, costuma ter um sabor amargo e enjoado, como a ressaca de bebida de baixa qualidade.

É sobre este ponto que gostaríamos de abordar nesta semana de ressaca, o quanto usamos a distração como fonte de alívio ou de auto-engano neste momento de desestruturação.


Boa ressaca de carnaval para todos nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário