sexta-feira, 14 de março de 2014

Não concordo, mas aceito. De coração!

Outra virtude que vem junto com as diferenças é a tolerância: o ato de aceitar a existência de pontos de vista diferentes, conviver com eles, ainda que os combatendo.  

Voltaire escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês odiava Rousseau, suíço, filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata. Um era antítese do outro, como água e vinho.  No entanto, atribui-se a Voltaire uma das frases mais nobres para conceituar tolerância. Diz assim: Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo.


Tolerar está cada vez mais fora de moda. Hoje não se aceita nada além do que se pensa. Não existe mais espaço nem mesmo para uma boa e saudável discussão. Isso tanto na vida pública quanto privada. A opinião do outro tem cada vez menos valor enquanto a sua própria é altamente valorizada. 

Uma pena isso acontecer. Imagino que o mundo era bem mais interessante na época de Voltaire e Rousseau onde o espaço do outro não só era aceito, mas defendido até por aqueles que não compartilhavam da mesma opinião. Abria-se assim um mundo rico de diálogos, respeito, civilidade. E ainda dizemos que no passado os homens eram menos civilizados. Tenho lá minhas dúvidas. 

Embora bem esquecido, valores como a tolerância, na minha opinião, são ultra modernos. Feliz daqueles que conseguem se manter sereno diante de um ponto de vista diferente. Vamos praticar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário