quarta-feira, 7 de maio de 2014

Tudo "combinandinho"

Sabe a Margarida, namorada do Pato Donald? Você já reparou que ela sempre combina a cor do sapato,com a bolsa, o vestido e o laço do cabelo? Pois teve uma época da minha vida que eu concluí que eu tinha uma "Margarida dentro de mim", pois sempre tinha que estar tudo combinado nas minhas roupas. Primeiro achei que se tratava de um "toc" leve, mas logo percebi que era reflexo do ser binário que sou. Já fui muito mais, é verdade. Hoje, por exemplo, já saio numa boa com um sapato preto e uma bolsa vermelha, por exemplo. É lógico que estou dando este exemplo, apenas para ficar mais claro sobre o quanto podemos ser rígidos e inflexíveis por conta dos padrões binários que aprendemos a ter ao longo dos anos: certo e errado; preto e branco, bem e mal e por aí vai. O interessante é que quando me toquei desta minha tendência de combinar as cores das roupas e acessórios, também percebi que poderia descombinar muita coisa dentro de mim. 

Pode não ser tão simples quanto usar peças coloridas, mas o que eu quero dizer é que se trata apenas de uma questão de consciência e treinamento. Enquanto escrevia fiquei pensando se isso fazia sentido apenas para mim ou se era mesmo comum a todos nós. Lembrei então de duas amigas. A primeira tem mania de combinar os vasos da casa. Isso mesmo. Ou é tudo azul, ou tudo verde, ou tudo transparente. Tem épocas em que até as flores combinam com a cor do vaso. Perguntei se ela conseguia sair com o sapato e a bolsa de cores diferentes e ela respondeu: "de jeito nenhum". Fui além querendo saber por que não e ela não sabia exatamente o que dizer, deixando escapar um: ah...precisa ser tudo certinho, né? 

A outra amiga só veste preto. Todos os dias da semana, em qualquer ocasião. Com um certo receio, resolvi perguntar o motivo de usar só preto e a resposta foi rápida: assim não erro. E eu disse: então você acerta fazendo isso? Ela riu, mas a pergunta era séria! 

Tenho sido provocada pela vida a deixar meus pensamentos binários de lado. Tudo que parecia certo na minha rotina se apagou sem que eu tivesse me preparado para isso. O levantar, fazer ioga, tomar banho, café, me arrumar, pegar o carro, ir trabalhar e por aí vai deixou de existir de um dia para o outro e, afinal, isso aconteceu durante uma vida toda. Mudei de cidade, mudei de casa, mas não mudei este rotina por muitos anos. Isso significa fazer mais do mesmo durante mais de 20 anos! E isso é apenas um exemplo! Poderia dar outros: como assim eu posso ganhar dinheiro sem trabalhar 10 horas por dia, dar todo o meu suor e me sacrificar? Como assim pode ser fácil e eu posso trabalhar 3 horas, numa confeitaria gostosa, em vez de estar num escritório, praticamente amarrada? 

A resposta, para mim é: flexibilidade. Do corpo, da alma e de si mesmo. Só assim, vamos nos acostumando com o colorido, com os milhares de outros jeitos e caminhos de ser fazer algo. Isso é o mundo que se apresenta à nossa frente e pode ser bem divertido. Que tal começar colorindo a sua roupa e deixando a síndrome de margarida para trás?


Imagem fotografada do Manual da Televisão de 1982 (Editora Abril/Walt Disney)

Nenhum comentário:

Postar um comentário