quinta-feira, 22 de maio de 2014

Receita básica: muito respeito, pouca expectativa


Entre os valores mais profundos, para mim, o respeito tem um papel fundamental. Respeito pelo outro, pela vida, pelos animais, plantas. Repeito, enfim, de uma forma geral, completa, absoluta. Entendo também, que dentro de respeito está tratar as pessoas bem, com dignidade, dar atenção, ouvir o outro e ter aceitação a pontos  divergentes aos seus.


Às vezes fico chateada porque gostaria que as pessoas me tratassem com o mesmo respeito que eu as trato, mas aí, sempre me lembro que, esperar algo do outro, se chama expectativa e, tento, seguir sendo uma pessoa que respeita o outro, mas não espera o mesmo tratamento de volta. Muitas vezes, só tento, mas não consigo e me vejo inundar por mágoas. Especialmente quando se trata de amigos. 

Acredito que a base da amizade está no respeito. Para mim, amigo é sinônimo de respeito. Mas, muitas vezes, em nome da tal “intimidade" vejo que as pessoas deixam o respeito meio de lado. 

Te pergunto: se o seu amigo te liga e você não pode atender, você liga de volta? Se ele te diz que está precisando de ajuda, você se dispõe a ajudar na mesma hora? Se ele está com problemas, você se aproxima dele, na tentativa de amenizar um pouco o fardo?

Pois é dessas coisas que estou falando. Já me chamaram de boba, de ingênua por conta disso, mas eu não acho. Esta semana, estamos propondo alguns exercícios, para tentarmos manter nosso valores essenciais mais aquecidos. 

Uma forma de fazer isso é pela consciência. Funciona assim: peqgue um dos seus valores e, me torno consciente dele  durante um dia inteiro. É verdade que preciso diversas vezes, ao longo do dia, me lembrar que estou tentando observar, plenamente consciente, o valor escolhido. É muito interessante e perturbador ver o quanto é fácil nos distanciar. 

Sugiro que você olhe hoje, com muita consciência, para um dos seus valores e exercite-o. Hoje, como você deve ter notado, estou exercitando o respeito e já percebi tanta coisa! É muito bom nos mantermos dentro do que verdadeiramente somos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário