quinta-feira, 29 de agosto de 2013

"O dedão positivo do papi"

Nos últimos meses tenho reaprendido a ser autoconfiante. É até difícil escrever sobre isso, pois admitir que não confiei em mim nos últimos anos é uma confissão das mais complexas. Mas é também a prova de que a confiança voltou a existir em mim. Tem milhares de assuntos para reflexão a partir daqui, mas não consigo ver nenhum mais importante do que a responsabilidade dos pais na formação da autoconfiança dos seus filhos.

 De todas as funções de pais e mães poucas são tão primordiais do que incentivar uma criança a buscar dentro de si o que há de melhor nelas. Uma atitude positiva, que ressalte as qualidades dos pequenos, que os oriente para enfrentar as dificuldades, incentivado-os fortemente a confiar em si é, sem dúvida, o bem maior que você pode dar ao seu filho. Aliando esta atitude a uma postura certa na colocação de limites parece ser a receita básica e assertiva para uma criança tornar-se confiante e equilibrada. Não estou apenas me baseando na minha própria experiência como mãe, mas em qualquer livro/especialista que aborde o assunto educação infantil.

Tudo que o grandalhão aí da foto queria
 é o "dedo positivo do papi"

Um dos desenhos que eu e meu filho mais gostávamos de ver juntos se chama A Nova Onda do Kronk (Kronk's New Groove). É provável que você já tenha ouvido falar do A Nova Onda do Imperador (The Emperor's New Groove) onde o Kronk é um vilão ("ele é do mal" - no linguajar das crianças) e manipulado pela verdadeira vilã da história, a Yzma.

Mas o Kronk é um personagem adorável.  A Disney percebeu isso e lhe deu o seu próprio filme, em que ele já se arrependeu de ser "mal" e trabalha num restaurante. Aos poucos a história revela que ele queria ser cozinheiro, mas seu pai (o papi, como ele chama) nunca aceitou o seu talento e o reprimiu fortemente. Isso fez dele um menino (e depois um homem) sem confiança. E apesar de toda a sua vilania, tudo o que ele sempre quis foi o "dedão positivo do papi", ou seja, que o pai aceitasse a sua essência.

É muito poderoso. Além de ser uma das cenas mais bonitinhas que já vi em animação. Não encontrei em português, mas para não passar em branco, reproduzo abaixo a cena em inglês, com legenda numa língua que nem sei qual é. Mas vocês vão entender!

Mamães e papais: assistam, por favor! E lembrem-se do Kronk antes de criticar desmedidamente seus filhos. A sua atitude pode mudar completamente o rumo da história do seu pequeno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário