quarta-feira, 24 de julho de 2013

Palavras de amor espalhadas pelo mundo



Ouvi falar muitas vezes do mll (more love letters – mais cartas de amor). Basicamente trata-se de um grupo de pessoas que deixam cartas com mensagens de amor espalhadas por aí, sem saber quem vai encontra-las.  Me apaixonei  pela ideia imediatamente (amo cartas!). Depois achei estranho: deixar cartas com palavras de amor ("ao próximo desconhecido") fazia sentido? Qual era o real propósito? Deixar um livro propositalmente num banco tem um sentido mais explícito, não é verdade? Hoje, do nada, me veio a história das cartas de amor espalhadas mundo afora na cabeça.




Estava dirigindo para o trabalho e as tais cartas de amor entraram no meu pensamento sem mais nem menos. De novo me apaixonei primeiro, estranhei depois. E aquilo ficou lá, girando e girando dentro de mim. Decidi que tiraria alguns minutinhos do almoço para entender a intenção do movimento, ong, insitutição ou seja lá o que eles fossem. E lá fui mesmo: www.moreloveletters.com  

Navego pela home, navego aqui, navego ali e então tudo começa a fazer sentido.  Cheguei no “about us”  (sobre nós) e lá tem o que eles chamam de “nossa carta de amor para você”. Clicando aqui você lê a carta na íntegra, em inglês, mas destaco, numa tradução livre, o trecho que mais gostei:

O mundo não precisa de outro site. Não precisa de outro aplicativo ou de uma nova rede. O que ele precisa é muito básico. Simples. Preto no branco. E que muitas vezes é esquecido na correria para conquistar novos seguidores, curtidas e status. AMOR. Puro, à moda antiga, que nunca sai de moda. Ridículo, que exala pelos poros e  que não tem como explicar em apenas 140 caracteres. Destemido, ousado, amor incontrolável.  E é aí que nós entramos. Nós deixamos cartas de amor em todo o mundo para que outros possam ser abençoados por ela. E Vamos te pedir para que nos ajude a contribuir escrevendo suas próprias cartas para pessoas que você provavelmente você não conheça, mas essas pessoas precisam das suas palavras e da sua sabedoria. Você vai pensar que somos um pouco loucos. Um pouco maluco... Mas vamos ser honestos, você veio a procura de um site que vaza amor por todos os lados.

Lindo, né? Simplesmente distribuir amor em palavras. Levar um carinho, uma esperança, uma motivação para uma pessoa que você não sabe quem é, em qualquer lugar. Simplesmente como ato de doação. Taí algo bom de se fazer.

Descobri ainda que a organização evoluiu ao longo do tempo e um dos trabalhos mais tocantes, na minha opinião, nem é mais as cartas espalhadas pelo mundo, mas o projeto em que você pede cartas para alguém que precisa. Funciona mais ou menos assim: você escreve para eles contando a história de alguém e o motivo pelo qual esta pessoa precisa receber as cartas. Se o seu pedido for selecionado, tempos depois, a pessoa pela qual você pediu, receberá muitas e muitas cartas dentro de um imenso pacote. No relato das pessoas que receberam estes pacotes (e da pessoa que escreveu pedindo) é uma experiência emocionante renovadora. Você pode ver os depoimentos clique aqui.

Por fim eu adorei a ideia! Me deu uma vontade incontrolável de começar a escrever cartas de amor e sair distribuindo elas por aí. Que tal? Ah...mas se ficar com vontade de fazer o mesmo, antes dê uma olhadinha nos conselhos que a própria more love letters divulga:

Nenhum comentário:

Postar um comentário