terça-feira, 23 de julho de 2013

A pausa que nos faz seguir em frente

Dias atrás uma mulher linda, forte, poderosa, profissional competente e mãe dedicada me contou que estava muito próxima de consquistar algo que hoje é a sua prioridade maior. Porém ela se sentia tão cansada e sem energia que não estava conseguindo dar os últimos passos para que a conquista se tornasse real. Eu a conheço profundamente e tenho certeza que ela encontrará forças para dar os passos necessários para conseguir o que ela quer.


Mas desde aquele dia fiquei com uma pergunta “cutucando” dentro de mim: por que não ouvimos nossos limites para parar um pouquinho antes de chegarmos a exaustão? Parece que só nos sentimos merecedores das vitórias se forem conquistadas acima das forças possíveis. Temos que fazer a nossa parte, é claro, e o cansaço físico – e mesmo emocional – uma vez ou outra faz parte da vida. Mas chegar ao esgotamento total, aquele em que nada mais faz sentido e que muitas vezes até nos leva a desistir do que queremos é muito triste. 

É preciso aprender a  dar uma pausa, silenciar. Tentar criar alguns mecanismos para baixar a ansiedade e renovar nossas energias. É até uma questão de saúde.  Não existe uma fórmula para isso. Cada um pode buscar o caminho que lhe convém. O importante é estar consciente e saber que parar um pouco vai nos levar mais a frente. Respirar, meditar, ficar em silêncio e sentir. Apenas sentir. Parece simples, mas para a maioria das pessoas é muito complicado. Nos acostumamos com o estado de agitação e é ele o responsável pelo nosso esgotamento. 


Por isso hoje decidi compartilhar um vídeo que pode ser uma forma simples para tentar o caminho do sentir. Eu simplesmente entro em outro nível emocional ao ouvir a canção e os versos. Quem sabe possa ser um caminho para você também.



A música se chama Calma e Tranquilidade e é cantada por Deva Premal & Miten na  primeira versão – que é  mais longa. Adoro o sotaque deles!



Mas se você é daqueles que realmente não consegue ficar parado, talvez seja melhor tentar o exercício com a segunda versão, cantada por Marco Schultz. 



Tente fechar os olhos e apenas acompanhar a melodia e os versos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário